Comente: NOVO PROJETO DE GOVERNO

Novos Estados Brasileiros até 2015

Uma nova divisão política do Brasil está em tramitação no Congresso, e deve ser concluída até 2015 com a criação de 18 estados em todas as atuais regiões do país. Dentre essa nova divisão, todos os 26 estados e o Distrito Federal permanecerão existentes, porém alguns terão modificações territoriais como a saída para o mar no Estado de Minas Gerais (anexando parte do atual Espírito Santo) e o aumento dos litorais dos Estados do Paraná e Piauí. A cidade do Rio de Janeiro será emancipada do atual estado, juntamente com sua região metropolitana e baixada fluminense (exceto a cidade de Niterói), tornando-se a única cidade-estado do Brasil. O Maranhão dividido em duas partes, será conhecido como Estado dos Lençóis na parte norte e como Maranhão na parte sul. As atuais cinco regiões brasileiras serão modificadas, com a extinção das regiões Centro-Oeste e Sudeste e a criação das regiões Leste, Oeste e Noroeste.

Os novos estados serão, pelas atuais regiões:
Região Norte: Estados do Rio Negro [RI], Solimões [SO] e Juruá [JA] (divididos do atual Amazonas), Tapajós [TA] e Carajós [CR] (atual Pará) e Oiapoque [OP](região norte do Amapá e pequena faixa do extremo norte do Pará).

Região Nordeste: Estados do São Francisco [SF](faixa que divide os atuais Estados do Alagoas e Sergipe até a Foz do Rio São Francisco e extremo norte da Bahia), São Francisco do Sul [SS](oeste da Bahia e extremo norte mineiro), Gurgueia [GU](sul do Piauí), Fernando de Noronha [FN](emancipação do arquipélago do Estado de Pernanbuco) e Lençóis [LE](parte norte do Maranhão atual).

Região Centro-Oeste: Estados do Araguaia [AR](norte de Mato Grosso), Pantanal [PN](oeste e norte do Mato Grosso do Sul e extremo sudoeste do Mato Grosso) e Planalto [PL](nordeste de Goiás).

Região Sudeste: Estados do Triângulo [TR](atual região do Triângulo Mineiro, localizado no “nariz de Minas”), Campos [CA](norte do atual Estado do Rio de Janeiro), Guanabara [GB](demais áreas do Estado do Rio de Janeiro, com excessão do norte e da atual capital) e Rio de Janeiro (emancipação da cidade do Rio de Janeiro, sua região metropolitana e baixada fluminense transformando-a na única cidade-estado do Brasil).

Região Sul: Estado do Iguaçú [IG](oeste paranaense e catarinense e pequena faixa do extremo sul do Mato Grosso do Sul).

Veja no mapa a nova divisão política do Brasil que entrará em vigor até 2015:

Anúncios

10 pensamentos sobre “Comente: NOVO PROJETO DE GOVERNO

  1. Fernando disse:

    É por isso que afirmo minha condição ideológica como anarquica, pois a questão de territorialização, é somente invenção humana, aqual atende á interesses políticos, é como o John Lennon escreveu, na utópica “Imagine”: “Imagine there´s no countries/I wonder if you can…”

  2. Ouvi alguém dizer que o mapa acima ainda é bizarra, concordo.O Amazonas e o Tapajós continua com áreas imensas. o sul do AM ainda cabe mais uns 2 Territórios e o sul (quase metade) do Tapajós ainda dá para criar o Território do Xingu. O Rio como cidade-estado, assim como São Francisco ao norte da Bahia, nada a ver mesmo! O leste do Araguaia e Mato Grosso juntos, ainda dá para se criar o Estado de Getúlio Vargas. Faltou mensionar o Estado do Pampas e porque não o Novo Paraná (junção da carinhosa tigela ao sul do MS com o norte do PF – Londrina como a sua capital). O Oiapoque pode se estender por todo o extremo-norte do Tapajós. Concordo com o Estado do São Francisco apenas no oeste baiano.

  3. cara q bizarro,sou totalmente contra.Tenho uma comu disso lá no orkut,e só procurar,Novos Estados Brasil em 2015!

  4. Este mapa acima continua ainda desproporcional na sua redivisão administrativa. Amazonas e Tapajós ainda cabem mais territórios; O Rio Grande do Sul está faltando o Estado do Pampas (capital:Pelotas); o sul do MS e o norte do PR ainda pode dá origem ao Estado do Novo Paraná (capital:Londrina); apenas o oeste da BA como Estado do São Francisco (capital:Barreiras); oeste, norte e noreste de SP forma o Estado do Anhanguera (capital:Ribeirão Preto); a área metropolitanda do Rio como cidade-estado nada ver e desnecessário concordo com o RJ dividido ao meio e ainda angariar partes do extremo-leste de MG e mais o funil paulista no VALE DO PARAÍBA DO SUL; todo o leste do MT venha a ser o Estado de Getúlio Vargas (capital:Comodoro); na COSTA DO DESCOBRIMENTO na BA ainda pode ser criado o Estado de Vera Cruz (capital:Porto Seguro); extremo-norte do PA + norte e leste do AP=ao Território do Oiapoque (capital:Oiapoque City)…

  5. Patrick disse:

    Se alguém souber de algum fundo de verdade nisto, por favor me diga. Até lá, para mim é tudo balela!

  6. Adalton disse:

    Aprovo esta nova divisão. Minas passará a ter acesso ao mar e desenvolverá portos modernos, e ajudara e muito a com unidade do espirito santo. O Rio com cidade estado será uma reliquia viva e linda. Minas fica menor mas terá um triangulo estado importante. Vai passar eu voto pela divisão. Quando será plebicito?

    • guilão disse:

      Se Minas até hoje não tem uma estrada que se possa dizer, agora sim, temos uma estrada para a praia; como é que pode-se esperar que Minas terá um Porto com desenvolvimento? Isso sim que é pura cascata, balela ou sonhos completamente iimpossíveis de acontecer. Vamos esperar uma estrada tipo Imigrantes aqui para Minas. Fiquem apenas no sonho…rsrsrsrsrs

  7. adalton disse:

    Amei. O Brasil possui estados enormes e muitos não conseguem visualizar toda a comunidade. Quem saira ganahando é o ES, pois minas construirá portos maravilhosos que ajudara a populaçao a sair do esquecimento. Sem contar que boa parte da economia deste estado é feita por mineirosUm povo que amo de paixão e são tratados com uns quisquer pelo grande sudeste. Quando falam de sudeste, somente |Rio SP e MG são citados como os detentores do poder. Sem contar que acham que é o sudeste, excluindo o ES ´pe que comanda a economia nacional. Tem que sair nessa divisão.

  8. isso não vai mais dar pois já estamos em 2016 !!! (só se acrise econômica e política do Brasil acabar) mas se isso acontecer vou gostar de algumas idéias como:o território de Oiapoque (pois seria bom o brasil ter um território ) mas também tem umas idéias ridículas com:o estado do Pantanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: